Discussões gerais
- Mensagem de Cláudio Leite
Olá povo, espero que todes estejam bem. Pensando na organização, finalidade e formas de atuação do grupo, vou jogar na roda algumas sugestões.
1) Considerando que as reuniões têm duração curta, usá-las para discussão de TEMAS PRIORITÁRIOS, como por exemplo, o atual debate sobre a formação do Conselho de Cultura de Praia Grande. Daí poderíamos enviar, com antecedência, material para todes se inteirarem da questão. Isso diminuiria as chances da reunião ficar dispersa em um mar de questões a serem debatidas. Uma ideia para as reuniões é justamente organizar as formas de atuação do grupo, e não demandas que exigem muito trabalho. Essas poderiam ser melhor pensadas em grupos de trabalho.
2) GRUPOS DE TRABALHO poderiam ser criados para pesquisar, estudar e discutir soluções. Considero que a pauta sobre a Lei do Artista de Rua se encaixa aqui. Se a lei já está sancionada, me parece que a única forma de alterá-la é com um Projeto de Emenda. Mas um vereador precisa propor isso. E considerando que quase a metade dos vereadores de PG (10) são do mesmo partido da prefeita, só com muita pressão e engajamento isso pode acontecer. Então acho que não é produtivo juntar todes em reunião pra discutir alteração de lei sancionada. Porém, como a reunião já foi marcada, pode ser mantida e as próximas poderíamos fazer diferente.
Ainda sobre os Grupos de Trabalho, minha sugestão é que sejam formados por pessoas do segmento, área de atuação ou experiência e conhecimento. Por exemplo: vamos discutir proposta de emenda à Lei do Artista de Rua, então forma-se um grupo com artistas de rua, com pessoas atuantes na área e pessoas que somem com seus conhecimentos e experiência. Não precisa ser só artista de rua, mas se não tiver ninguém do segmento, a proposta não vai ter força, porque não tem representatividade.
3) Sobre o formato das reuniões, com exceção das extraordinárias, sugiro que sejam quinzenais, pra que todes tenham tempo pra formular suas ideias e propostas. Penso nas reuniões num formato parecido com o das AUDIÊNCIAS PÚBLICAS, em que cada um usa seu tempo de fala pra trazer propostas específicas, que foram pensadas, estudadas, pesquisadas com antecedência.
O que acham?
Curtir

